BLOG

Backup e Disaster Recovery: conheça essas duas soluções de segurança essenciais para a sua empresa

21/08/2020 | Microsoft

Entre as tendências pontuadas para este ano, encontra-se a segurança. Pensando nisso, criamos um conteúdo para detalhar o que é Backup e Disaster Recovery e como essas duas soluções de segurança podem ajudar a sua organização.

Backup:

O backup ou cópia de segurança, em português, é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro. Isso é realizado em cenários de apagamentos acidentais ou corrupção de dados originais, desta maneira os dados podem ser recuperados de forma prática e com segurança.

Para isso, a Microsoft fornece soluções simples, seguras e econômicas para fazer backup de seus dados e arquivos e restaurá-los da nuvem do Azure.

Do que é possível fazer backup?

  • Local: Faça backup de arquivos, de pastas usando ou então, use o agente do DPM ou do MABS (Servidor de Backup do Azure) para proteger as VMs locais (Hyper-V e VMWare) e outras cargas de trabalho locais;
  • VMs do Azure: Faça backup de VMs do Windows/Linux inteiras (usando extensões de backup) ou faça backup de arquivos, de pastas e do estado do sistema usando o agente MARS;
  • Compartilhamentos dos Arquivos do Azure: Faça backup de compartilhamentos dos Arquivos do Azure para uma conta de armazenamento;
  • SQL Server em VMs do Azure: Faça backup de bancos de dados do SQL Server em execução nas VMs do Azure;
  • Bancos de dados do SAP HANA em VMs do Azure: Faça backup de bancos de dados do SAP HANA em execução nas VMs do Azure.

Quais são os benefícios do Backup do Azure?

  • Descarregue o backup local: O Backup do Azure oferece uma solução simples para fazer backup de seus recursos locais na nuvem. Obtenha um backup de curto e longo prazo sem a necessidade de implantar soluções complexas de backup local.
  • Obtenha transferência de dados ilimitados: O Backup do Azure não limita a quantidade de dados de entrada ou saída transferidos nem cobra pelos dados transferidos.
  • Mantenha os dados seguros: O Backup do Azure fornece soluções para proteger dados em trânsito e em repouso.
  • Faça backup de VMs IaaS do Azure: O Backup do Azure fornece backups independentes e isolados para proteger contra a destruição acidental de dados originais. Os backups são armazenados em um cofre dos Serviços de Recuperação com gerenciamento interno de pontos de recuperação. A configuração e a escalabilidade são simples, os backups são otimizados e você pode fazer uma restauração com facilidade, conforme necessário.

Disaster Recovery (DR):

O disaster recovery ou recuperação de desastre, em português, é um conjunto de políticas e procedimentos feitos para permitir a recuperação ou continuação da infraestrutura, funções e operações essenciais de TI, durante um cenário de desastre, como por exemplo: incêndios, inundações, vandalismo, sabotagem, furacões, vendavais ou outros desastres naturais ou provocado pelo homem.

Em suma, é um conjunto de ações que irão manter sua TI funcionando em qualquer cenário, ao menor custo e com os menores impactos possíveis. Assim como na solução de backup, a Microsoft também disponibiliza a oferta de DR. Conheça os benefícios do Disaster Recovery do Azure:

  • Simples de implantar e gerenciar: configure o Azure Recovery simplesmente replicando uma VM do Azure para uma região diferente do Azure diretamente do portal. Como uma oferta completamente integrada, o Site Recovery é atualizado automaticamente com novos recursos do Azure conforme eles são lançados.
  • Reduza os custos de infraestrutura: reduza o custo de implantar, monitorar, aplicar patch e realizar a manutenção de infraestrutura de recuperação de desastre local eliminando a necessidade de criar ou realizar a manutenção de um datacenter secundário de alto custo. Além disso, você paga apenas pelos recursos de computação de que precisa para dar suporte aos seus aplicativos no Azure.

Qual a diferença entre Backup e Disaster Recovery?

O Disaster Recovery é uma solução mais complexa do que o backup, pois o DR é um processo necessário para proteger os dados e serviços contra diversos cenários de desastre. Além disso, no momento da emergência ele precisa identificar rapidamente onde os dados de backup estão, bem como restaurá-los com eficiência para o local certo. Já o backup, se trata de um componente da recuperação de desastre.

O que são Cofres dos Serviços de Recuperação?

O cofre de Serviços de Recuperação é uma entidade de armazenamento no Azure que hospeda dados. Os dados normalmente são cópias de dados ou informações de configuração de VMs (máquinas virtuais), cargas de trabalho, servidores ou estações de trabalho. Você pode usar cofres dos Serviços de Recuperação para armazenar dados de backup para vários serviços do Azure, como VMs de IaaS (Windows ou Linux) e bancos de dados SQL do Azure. Os cofres dos Serviços de Recuperação facilitam a organização dos dados de backup, minimizando a sobrecarga de gerenciamento e fornecendo diversos recursos, como:

  • Recursos aprimorados para ajudar a proteger dados de backup: com os cofres de Serviços de Recuperação, o Backup do Azure fornece recursos de segurança para proteger seus dados. Além disso, asseguram que você possa proteger seus backups e recuperar dados com segurança, mesmo que os servidores estejam comprometidos.
  • Monitoramento central para seu ambiente de TI híbrida: com os cofres de Serviços de Recuperação, você pode monitorar não apenas suas VMs da IaaS do Azure, como também seus ativos locais de um portal central.
  • Exclusão reversível: com exclusão reversível, mesmo que um ator mal-intencionado exclua um backup (ou os dados de backup sejam excluídos acidentalmente), os dados de backup serão mantidos por 14 dias adicionais, permitindo a recuperação desse item de backup sem perda de dados.

Mesmo uma pequena indisponibilidade pode colocá-lo em desvantagem competitiva. Então, esteja pronto com um plano de continuidade de negócios que inclui recuperação de desastre para todos os principais sistemas de TI, sem os gastos de uma infraestrutura secundária.

Ficou com alguma dúvida? Utilize o nosso chat para entrar em contato com um especialista!

Veja também:

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

Em tempos de ascensão do trabalho remoto, soluções de aplicações web, feitas para armazenar, compartilhar e acessar informações corporativas, ganham ainda mais espaço por serem responsáveis pela conexão entre colaborador e a intranet da empresa. Confira nesse artigo o...

Como tornar a sua nuvem Microsoft ainda mais segura?

Como tornar a sua nuvem Microsoft ainda mais segura?

O atual cenário impulsionou a migração para a cloud computing. A solução oferece diversos benefícios que vão além da mobilidade ou redução de custos. Por isso, as empresas estão na corrida para levar os seus negócios para a nuvem, sem perder a segurança das suas...