BLOG

Microsoft Teams: conheça essa poderosa plataforma de videoconferência

22/10/2020 | Microsoft

Com o isolamento social causado pela pandemia no Coronavírus, muitos profissionais tiveram que migrar do escritório para o home office da noite para o dia. Nesse momento, os serviços de videoconferências ganharam espaço, pois era necessário manter a comunicação. Pensando nisso, criamos um conteúdo informativo sobre o Microsoft Teams, a principal solução de colaboração do mercado.

O Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração desenvolvida pela Microsoft que reúne chat, videoconferência, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho, para que as equipes possam colaborar, se comunicar e compartilhar facilmente de maneira segura.

Vantagens do Microsoft Teams:

  • Reuniões: é possível realizar reuniões ou grandes eventos ao vivo (áudio, vídeo e webconferências) com equipes de 10 ou 10 mil pessoas com usuários de dentro ou fora da sua organização.
  • Reuniões online: hospede áudio, vídeo e webconferências com qualquer pessoa, utilizando recursos como assistência de agendamento, anotações de reuniões, compartilhamento de tela, gravação de reuniões e mensagens instantâneas.
  • Eventos ao vivo: realize qualquer reunião ao vivo — reuniões grandes, webinars, eventos em toda a empresa e apresentações com até dez mil participantes dentro ou fora da organização.
  • Compartilhamento de arquivos: é possível acessar, compartilhar e editar arquivos do Word, PowerPoint e Excel em tempo real.
  • Use aplicativos prontos com o Teams: conecte milhares de aplicativos e serviços que você já utiliza na sua organização, inclusive aplicativos do Office. Use guias, conectores, bots e muito mais para integrá-los diretamente à sua experiência com o Teams.
  • Crie com ferramentas de desenvolvimento low-code: comece a criar aplicativos e a automatizar processos e fluxos de trabalho de rotina e promova uma cultura orientada por dados com o Microsoft Power Platform.
  • Segurança: o Teams possui todos os recursos de segurança avançados e conformidade já consolidados pelo Microsoft Cloud. A autenticação multifator e a criptografia fornecem proteção de identidade para ajudar a garantir que os dados permaneçam seguros.

Privacidade e segurança no Microsoft Teams

O Teams foi criado com base no Microsoft 365 e no Office 365. Portanto, já possui os recursos avançados de segurança e conformidade desenvolvidos pela Microsoft.

Nesse momento de alta do trabalho remoto, as pessoas precisam ter a garantia de que suas conversas virtuais são privadas e estão seguras. Na Microsoft, privacidade e segurança são prioridade. Conheça os recursos de segurança:

  •  Acesse recursos avançados de segurança: seus dados estão protegidos contra malwares em anexos, contra o compartilhamento acidental via chat ou arquivos, e das atividades de usuários suspeitos. A criptografia, a Autenticação Multifator e o gerenciamento de dispositivos garantem a segurança das informações.
  • Consentimento de gravação: todas as gravações das reuniões são acompanhadas por um aviso de que está ocorrendo uma gravação. O aviso também é vinculado ao aviso de privacidade dos participantes online e o organizador da reunião controla quais participantes têm permissão para gravar.
  • Rótulos de confidencialidade: regule quem pode acessar uma equipe ao controlar as configurações de privacidade e convidados.
  • Designação da função da reunião: o organizador de uma reunião pode definir funções em uma reunião que designam os “apresentadores” e os “participantes”, além de controlar quais participantes podem apresentar conteúdo na reunião.
  • Autenticação Multifator: exige que os usuários forneçam formas adicionais de verificação para provar sua identidade, ajudando a proteger suas contas contra ataques que se aproveitam de senhas fracas ou roubadas.

Além disso, a Microsoft não utiliza os dados de suas equipes para fornecer anúncios e exclui todos os seus dados após o término da sua assinatura. Tudo isso para reforçar a responsabilidade com privacidade e segurança, além de se diferenciar das demais soluções de videoconferência.

Qual a diferença entre Microsoft Teams, Zoom e Google Meet?

Zoom: é um aplicativo exclusivo para conferências (funciona para Android, iOS, PC e Mac) que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel, dirigidos para empresas que buscam apenas essas soluções. O Zoom permite gravar reuniões para assistir posteriormente e pode ser utilizado gratuitamente em reuniões de até 100 participantes. Já os planos empresariais, é possível hospedar de 100 participantes até 1.000, na categoria Enterprise.

Google Meet: é uma solução de videoconferência integrada ao Google Workspace. É uma plataforma útil e econômica ideal para pequenas empresas. Possui uma interface leve e rápida, que permite gerenciar facilmente reuniões com até 250 pessoas. Além disso, qualquer usuário que possui uma conta Gmail ou G Suite pode utilizar o Meet.

Por que utilizar o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma ótima opção para qualquer organização que utiliza ou pretende contratar o Microsoft 365 ou Office 365, pois além dos benefícios que listamos acima, integra facilmente com o conjunto de soluções de produtividade da Microsoft, tais como: Outlook, OneDrive, SharePoint e etc. Dessa maneira, o trabalho das suas equipes será muito mais rápido, intuitivo e colaborativo.

Recursos do Teams:

  • @Menções: use as @menções para chamar a atenção de um membro da equipe e ficar atualizado sobre os itens de ações ao filtrar o Feed de Atividades.
  • Tipos de postagens: comece conversas e faça anúncios em um ou vários canais simultaneamente. Salve mensagens para encontrar as informações com mais facilidade.
  • Edição avançada de texto: envie mensagens claras usando títulos, marcadores, links e citações. Formate textos com negrito, itálico e muito mais.
  • Tradução de chat: proporcione suporte à colaboração global e garanta que todos sejam ouvidos com a tradução integrada de mensagens.
  • GIFS e figurinhas: compartilhe sua personalidade, opiniões e emoções com GIFs, figurinhas e emojis nas mensagens.
  • Notificações de prioridade: marque mensagens como importantes para chamar a atenção de alguém ou como urgentes para enviar notificações recorrentes.

O Microsoft Teams está disponível nos planos: 

Todas essas soluções você encontra na nossa loja. Além disso, se tiver alguma dúvida sobre qual plano escolher para a sua empresa, entre em contato via chat ou nos demais meios de comunicação. Nós temos um time de consultores que além de tirar todas as suas dúvidas, realizará o entendimento gratuito do seu cenário a fim de identificar a licença ideal.

Veja também:

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

Em tempos de ascensão do trabalho remoto, soluções de aplicações web, feitas para armazenar, compartilhar e acessar informações corporativas, ganham ainda mais espaço por serem responsáveis pela conexão entre colaborador e a intranet da empresa. Confira nesse artigo o...