BLOG

Você sabe como funciona o Programa CSP da Microsoft?

11/08/2021 | Microsoft

O CSP (Cloud Solution Provider) é um programa de provedor de soluções na nuvem, ou seja, a Microsoft permite que empresas parceiras revendam as suas soluções em nuvem e gerenciem todo o relacionamento com o cliente. Neste post iremos detalhar como funciona o programa e quais os seus benefícios. Boa leitura! 

Como funciona? 

O CSP permite que os parceiros sejam responsáveis pela comercialização das soluções em nuvem da Microsoft. Isso significa que os parceiros têm a capacidade de gerenciar vendas, ter a propriedade da relação de cobrança, oferecer suporte técnico e ser o único ponto de contato dos clientes. Além disso, o CSP oferece um conjunto completo de ferramentas, incluindo um portal de autoatendimento para provisionar (ativar a assinatura/licença), gerenciar e oferecer cobrança facilmente para os clientes.

Quais soluções da Microsoft fazem parte do Programa CSP? 

O Programa permite a transação das ofertas em nuvem da Microsoft (por exemplo, Azure, Office 365, Microsoft 365, Dynamics 365, etc.). Confira abaixo as principais: 

Azure 

Azure é um serviço de armazenamento de dados em nuvem. Com ele, é possível criar máquinas virtuais, redes e banco de dados, hospedar sites e usufruir de uma combinação imensa de serviços em nuvem. 

Office 365 

O Office 365 é uma suíte de aplicativos, focada no trabalho colaborativo. Nele, é possível ter hospedagem de e-mail (Outlook e Exchange), aplicativo de conversas instantâneas (Teams), compartilhamento de arquivos (OneDrive e SharePoint), Pacote Office, ferramenta de gerenciamento de projetos e atividades (Microsoft Planner e To Do), entre outras ferramentas. 

Microsoft 365 

Microsoft 365 é uma solução completa e inteligente que reúne a produtividade do Office 365 com recursos de desktop moderno do Windows 10 e recursos de conformidade e segurança do Enterprise Mobility + Security, para promover a integração entre a TI clássica e a nuvem. 

Dynamics 365 

Dynamics 365 é uma linha de software destinada a gestão corporativa ERP e CRM, para ajudar na tomada de decisões gerenciais e melhorar os resultados administrativos e financeiros das empresas.

Quais os benefícios do licenciamento CSP? 

Confira os principais benefícios da contratação de soluções baseadas em assinaturas na nuvem (ofertas inclusas no Programa CSP): 

  • Redução de custos: pague conforme o uso e elimine os custos com infraestrutura de TI dedicada, manutenção e renovação. Além disso, as ofertas da Microsoft impulsionam e permitem o trabalho remoto, evitando gastos com o aluguel de um escritório e, consequentemente, economizando mais.  
  • Flexibilidade e escalabilidade: é possível alterar (para mais ou menos) o armazenamento de tecnologia (no caso do Azure, que é uma solução baseada em consumo) e nas demais ofertas você pode adicionar ou remover licenças de usuário a qualquer momento, de forma rápida e prática. 
  • Mobilidade: pensando no trabalho remoto, as soluções baseadas em nuvem permitem acessar os arquivos da empresa de qualquer lugar ou dispositivo (computador, celular ou tablet). 
  • Tecnologia de ponta: até mesmo organizações pequenas têm acesso à tecnologia de ponta, pois se antes era necessário um grande investimento para ter recursos atualizados, com o licenciamento na nuvem, você paga apenas conforme o uso e usufrui a sua totalidade.

Por que o Parceiro CSP é tão importante? 

Além dos benefícios do licenciamento que citamos acima, o parceiro CSP exerce um papel fundamental não só na entrega das soluções, mas também com serviços especializados de TI, que nem sempre a Microsoft oferece ou a empresa tem equipe técnica para realizar. Confira o que ofertarmos para os nossos clientes: 

  • Apoio consultivo: antes mesmo de contratar a solução você terá à sua disposição uma equipe técnica especializada nas soluções Microsoft para apoiá-lo de forma gratuita no entendimento da oferta ideal. Disponibilizamos materiais de apoio e apresentações. 
  • Migração de dados: você não precisa se preocupar em levar os dados da sua empresa para a nova licença da Microsoft. Realizamos a migração com segurança para que você não perca nenhuma informação. 
  • Integração de AD Connect: realizamos o serviço de sincronização do Azure AD Connect, que garante que as informações de identidade armazenadas na sua nuvem fiquem consistentes com as mantidas localmente. 
  • Suporte: o parceiro é o primeiro ponto de contato para solicitações de suporte. Neste caso, o suporte que a Vai de Nuvem oferece é focado na garantia da funcionalidade da solução contratada. Portanto, ficaremos responsáveis pelo entendimento e pela solução de problemas de funcionamento/disponibilidade. 
  • Serviço de Avaliação de Segurança Microsoft 365: trata-se uma solução de segurança continuada, nesse caso, mensalmente, será realizado relatórios e apontamentos de ações preventivas para manter sempre o seu ambiente atualizado e em conformidade com as políticas e práticas de segurança. A solução é recomendada para empresas que precisam de apoio com questões de segurança ou adequação à LGPD.  
  • Configuração de Servidores: solução feita para configurar ambientes de rede mais complexos, que necessitam do apoio de profissionais capacitados para que o funcionem de maneira eficiente e segura. 

E muito mais! 

Lembrando que todas as soluções que citamos você encontra na nossa loja. Além disso, se tiver alguma dúvida em qual plano escolher para a sua empresa, entre em contato via chat ou nos demais meios de comunicação. Nós temos um time de consultores que além de tirar todas as suas dúvidas, realizará o entendimento gratuito do seu cenário para identificar a licença ideal para a sua empresa. Traga o seu licenciamento Microsoft para a Vai de Nuvem! 

Veja também:

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

Em tempos de ascensão do trabalho remoto, soluções de aplicações web, feitas para armazenar, compartilhar e acessar informações corporativas, ganham ainda mais espaço por serem responsáveis pela conexão entre colaborador e a intranet da empresa. Confira nesse artigo o...

Como tornar a sua nuvem Microsoft ainda mais segura?

Como tornar a sua nuvem Microsoft ainda mais segura?

O atual cenário impulsionou a migração para a cloud computing. A solução oferece diversos benefícios que vão além da mobilidade ou redução de custos. Por isso, as empresas estão na corrida para levar os seus negócios para a nuvem, sem perder a segurança das suas...

4 soluções da Microsoft para ajudar o departamento de Marketing

4 soluções da Microsoft para ajudar o departamento de Marketing

O uso da tecnologia tornou-se um hábito cotidiano para todos nós. Hoje, ela é uma excelente aliada nas relações e atividades pessoais, sobretudo, profissionais. No departamento de marketing, é possível utilizá-la para diversas finalidades, desde apoiar na...