BLOG

4 soluções da Microsoft para ajudar o departamento de Marketing

09/12/2020 | Microsoft

O uso da tecnologia tornou-se um hábito cotidiano para todos nós. Hoje, ela é uma excelente aliada nas relações e atividades pessoais, sobretudo, profissionais.

No departamento de marketing, é possível utilizá-la para diversas finalidades, desde apoiar na interpretação adequada de métricas — com foco na elaboração de melhores ações, até para disseminação de conteúdo. Confira abaixo 4 ferramentas da Microsoft que irá potencializar o trabalho do profissional de marketing.

Microsoft Dynamics 365 (automação de marketing)

A Automação de Marketing do Dynamics 365 foi feita para melhorar, otimizar e simplificar tarefas manuais de marketing (postagem em mídia social, lançamento de campanhas publicitárias, entre outras ações). Isso permite que os profissionais de marketing criem conjuntos de instruções, chamados fluxos de trabalho, para automatizar esses processos e, consequentemente, conquistar um maior ROI de marketing e engajamento do cliente.

A automação dessas tarefas repetitivas e demoradas torna mais rápido e fácil cultivar leads de alta qualidade e prontos para vendas, além de liberar tempo para se concentrar no trabalho estratégico que não pode ser automatizado.

Microsoft Power BI (business intelligence)

O business intelligence não está mais centralizado em um único departamento que oferece suporte para as demais áreas. Hoje, o termo faz parte de uma das estratégias de diversos departamentos, sobretudo no departamento de marketing. O BI é utilizado para tornar as decisões de maneira mais assertiva, com retorno positivo para o negócio.

O principal ponto positivo da ferramenta de BI é fornecer o máximo de elementos visuais para que a interpretação de dados eficiente e de fácil, dispensando um nível avançado de conhecimento técnico de tecnologia.

No marketing digital, o BI pode agregar com as diversas métricas para potencializar os insights e interpretar dados disponibilizados em gráficos, dashboards e painéis interativos. Com isso, é possível mensurar o ROI, market share, visualizar o histórico de vendas, comparativo com diversas variáveis (tempo, faturamento, sazonalidades, etc.), além de utilizar os dados para as mais diversas matrizes de marketing.

Yammer (rede social corporativa)

O Yammer é uma rede social para as empresas. Totalmente integrada com o Office 365 e Microsoft 365, a ferramenta foi feita para que os funcionários de uma organização tenham um espaço aberto para conectar e interagir. O Yammer é uma poderosa ferramenta de comunicação interna, sendo um espaço ideal para engajar os funcionários com os conteúdos das empresas e compartilhar atualizações.

A sua interface é simples e para aquele que está habituado a interagir por meio do LinkedIn ou Facebook irá se adaptar facilmente aos recursos do Yammer, já que também é possível publicar posts, curtir e comentar publicações dos seus colegas de trabalho e até mesmo, compartilhá-las.

Entre as funcionalidades do Yammer, há o “Feed de Descoberta” para se manter informado sobre assuntos relevantes; a “Caixa de entrada” para visualizar e gerenciar as mensagens e os comunicados mais importantes; criação e participação de grupos separados por temáticas ou departamentos; @menções, GIFs, imagens ou vídeos para incrementar a postagem; votações para reunir comentários e receber respostas rápidas, entre outras funcionalidades.

Com o Yammer, é possível se conectar e interagir com toda a organização para debater ideias, compartilhar atualizações e interagir com outras pessoas de diversos lugares. Além disso, é possível manter-se conectado fora do escritório com o aplicativo móvel.

Microsoft Teams (comunicação e eventos online)

O Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração que reúne chat, videoconferência, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho, para que as equipes possam colaborar, se comunicar e compartilhar facilmente de maneira segura.

Com o Teams, é possível se comunicar facilmente com os seus colegas de trabalho, facilitando o diálogo entre as equipes ou os demais departamentos. Além disso, com a plataforma, sua organização consegue realizar eventos ao vivo ou webinars com até dez mil participantes de dentro ou fora da organização, tornando um aliado suas estratégias de marketing.

Precisa de apoio comercial para algumas dessas soluções ou gostaria de sanar uma dúvida? Entre em contato via chat ou nos demais meios de comunicação. Nós temos um time de consultores que além de tirar todas as suas dúvidas, pode realizar o entendimento gratuito do seu cenário a fim de identificar a solução ideal para a sua empresa.

Veja também:

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

O que é o Microsoft SharePoint e quais são suas utilizações?

Em tempos de ascensão do trabalho remoto, soluções de aplicações web, feitas para armazenar, compartilhar e acessar informações corporativas, ganham ainda mais espaço por serem responsáveis pela conexão entre colaborador e a intranet da empresa. Confira nesse artigo o...