BLOG

Entenda a transformação digital de uma vez

04/03/2020 | Tecnologia, Transformação digital

Antes de falar sobre os impactos da transformação digital, é necessário entender todo o contexto histórico das tecnologias. Abaixo, listamos os marcos de cada evolução tecnológica.

Cerca de 1450, surgiu a prensa tipográfica (ou prensa móvel), instrumento que permitiu a produção em massa de livros. Com isso, foi possível reproduzir grandes quantidades de livros em velocidade e escala jamais vistas na história até então. Consequentemente, a prensa fomentou a leitura, já que expandiu e democratizou a informação pelo mundo.

Em 1760, aconteceu a Primeira Revolução Industrial. Ela ficou conhecida como período da mecanização, pois foi quando surgiram as máquinas a vapor. O grande marco histórico desse período foi que, pela primeira vez, uma máquina realizou tarefas mais rápidas que o homem — tornando a produção de têxtil mais ágil.

Quase cem anos depois, em 1850, ocorreu a Segunda Revolução Industrial, conhecida como período eletricidade. As tecnologias que foram introduzidas nesse período permitiram a produção em massa e a automatização do trabalho, por isso, impulsionou o surgimento de diversas indústrias, em especial as metalúrgicas e químicas.

A Terceira Revolução Industrial, iniciou em 1960. É conhecida como período da computação e automação. Foi nesta época que intensificou os processos tecnológicos e democratizou o acesso à tecnologia. Entre as áreas impactadas destacam-se os ramos da genética, robótica, informática, telecomunicações e eletrônica.

Já a Quarta Revolução Industrial está acontecendo agora. Estamos vivenciando o período da colaboração, pois a velocidade de comunicação e a mobilidade das pessoas nunca foi tão veloz e precisa. Além disso, pela primeira vez, em toda história das revoluções, todas os segmentos do mercados e indústrias são impactados. As principais tecnologias da atual revolução são: computação em nuvem, IoT, inteligência artificial, robótica e impressão 3D.

A 4ª Revolução Industrial é impulsionada pela transformação digital

A 4ª revolução industrial (ou Industria 4.0) é caracterizada por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Já a transformação digital é o processo de integrar tecnologia a todos os aspectos de uma empresa — departamentos, procedimentos, modelos, dados, etc. — a fim de melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Em outras palavras, trata-se de uma mudança estrutural no qual a tecnologia tem papel essencial.

A transformação digital pode acontecer em qualquer empresa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transformação digital não se limita a um segmento do mercado — o de tecnologia — ela pode ser aplicada em qualquer negócio, seja em empresas grandes ou PMEs (pequenas e médias empresas). Os principais benefícios da transformação digital são:

  • Redução de custos;
  • Economia de energia;
  • Aumento da segurança;
  • Conservação ambiental;
  • Fim do desperdício;
  • Transparência nos negócios.

Conheça os pilares e as áreas de destaque da transformação digital:

Pilares da transformação digital:

Entender o cliente

As novas tecnologias afetaram os clientes. Eles estão presentes no mundo digital e consumem diversos conteúdos e produtos em um mercado repleto de ofertas e competitividade. Por isso, é importante conhecer melhor o seu mercado consumidor — entender o comportamento, os anseios, as necessidades e, principalmente, as expectativas — além disso, ofertar produtos e serviços que vão fazer diferença para este novo cliente — que está mais exigente e informado. Mais do que de mostrar o seu diferencial é o momento para apostar na experiência do cliente, e isso só será possível se conhecê-lo

Automação

Para realizar uma mudança significativa é necessária a incorporação de novas tecnologias que suporte as inteligências computacionais capazes de lidar com os desafios digitais. Por isso, um dos pilares da transformação digital é a automatização de processos. Com a tecnologia, planilhas de controle são substituídas por bases de dados, os departamentos são mais transparentes e conectados, etc. Além disso, é possível:

  • Mapear os processos;
  • Capacitar as equipes;
  • Gerenciar Performance;
  • Métricas;
  • Novas formas de medir resultados e enxergar oportunidades.

Áreas em destaque na Transformação Digital:

  • Cloud – Flexibilização de estrutura e escalabilidade, além de segurança de dados.
  • Mobilidade – Acesso remoto em múltiplos dispositivos e disponibilização de acesso ininterrupto.
  • Big data e Data Analytics – Transformação de dados em ideias, permitindo tomadas de decisões rápidas e estratégicas.
  • IoT – Objetos físicos do cotidiano conectados à internet, permitindo uma comunicação com o usuário.
  • Criptografia avançada – Segurança de ponta a ponta para garantir a integridade dos dados dos usuários.
  • Simulação – Realização de testes em ambientes de aplicação.
  • Realidade aumentada – Integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores.
  • Inteligência artificial – Programação de algorítimos capazes de executar diversas tarefas humanas.

Entre as tecnologias presentes na 4ª Revolução Industrial, por que a sua empresa deveria investir em cloud computing?

A adoção de cloud computing já é uma realidade em muitas organizações. A computação em nuvem tem diversas vantagens em comparação com a tradicional — infraestrutura instalada dentro de um espaço físico na empresa, em máquinas e servidores. Conheça essas vantagens:

  • Redução de custos – pague somente pelo o que usar e elimine os custos com infraestrutura, manutenção e renovação.
  • Flexibilidade e escalabilidade – é possível alterar (para mais ou menos) o armazenamento de tecnologia de forma rápida e prática.
  • Mobilidade – Acesse todos os arquivos de qualquer lugar ou dispositivo (computador, celular ou tablet).
  • Tecnologia de ponta – até mesmo organizações pequenas têm acesso à tecnologia de ponta, pois se antes era necessário um grande investimento para ter recursos atualizados, com a nuvem, você paga apenas uma parte da solução e usufrui na sua totalidade.
  • Sustentabilidade – como não há necessidade de instalações físicas, a nuvem poupa espaço, energia, materiais e, consequentemente, a diminuição do dióxido de carbono.

No mercado, os principais provedores de cloud são o Microsoft Azure, Google Cloud e AWS.

A cloud computing é apenas um exemplo de como realizar a Transformação Digital em uma empresa. Você pode transformar o seu negócio com simples aplicações — mas que tem grandes impactos positivos — como por exemplo: automatizar algum processo manual, adotar uma solução de e-mail mais moderna, introduzir ferramentas de negócios como ERP e CRM, etc.

Investir em transformação digital é potencializar a eficiência do negócio por meio da tecnologia. Ela é um caminho sem volta e a sua organização não pode ficar de fora.

Se você deseja uma orientação para entender como aplicar a transformação digital no seu negócio, entre em contato com a gente. Temos um time especializado no assunto.

Gostou da informação? Então, acompanhe-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos em primeira mão!

Veja também:

Segurança da informação: entenda o seu conceito e importância

Segurança da informação: entenda o seu conceito e importância

Com a popularização da internet e, consequentemente, o uso da tecnologia da informação como aliada nos processos diários, estratégias e tomadas de decisões das empresas, a segurança da informação passou a ter grande relevância. O conceito de segurança da informação...

4 tendências tecnológicas para 2021

4 tendências tecnológicas para 2021

Com a pandemia causada pelo coronavírus, a forma como trabalhamos, nos relacionamos e nos comportamos foi modificada. Neste cenário, a tecnologia não ficou de fora — pelo contrário, assumiu um papel essencial. Para entender melhor como será o ano de 2021, selecionamos...

5 ferramentas e soluções de segurança que todo negócio precisa

5 ferramentas e soluções de segurança que todo negócio precisa

Estamos vivenciando um período em que todas empresas estão na corrida para levar seus negócios para a nuvem e precisam melhorar a mobilidade sem perder a segurança das suas informações. Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança por...