Para pequenas e médias empresas, trabalhar remotamente pode fazer muito sentido. Você pode ampliar seus talentos, assim como ser capaz de somar mais habilidades. Além disso, é possível economizar mais, evitando gastos com o aluguel de um escritório e todas as contas do mesmo, por exemplo. Use a tecnologia para construir confiança, conexões e também para capacitar a sua equipe a trabalhar da melhor maneira. Confira as seis principais dicas para gerenciar a força de trabalho remota.
1. Use mais a Nuvem
Para poder ser flexível e acessar documentos de qualquer lugar, o primeiro passo é entender todas as possibilidades que a tecnologia em nuvem oferece. Migrar sua empresa para a nuvem não só significa que seus funcionários podem, facilmente, acessar documentos, dados e informações, mas permite que você use novas tecnologias a partir da Inteligência Artificial (IA). Com o Azure, a nuvem da Microsoft, você só paga pelos serviços utilizados, economizando dinheiro em seus custos operacionais e aumentando a escala à medida que seus negócios crescem. Além disso, o Azure funciona a partir de uma base segura, com controles internos para personalizar seus usuários e seu gerenciamento de dados.
2. Mantenha-se seguro
Parece um ótimo equilíbrio garantir que seu negócio esteja seguro e compatível, assim como a produtividade e a flexibilidade de sua força de trabalho, certo?
Com a segurança incorporada aos dispositivos e aplicativos de forma nativa, seus funcionários não vão nem perceber que estão sendo protegidos, além de facilitar o trabalho de sua equipe de TI para gerenciar, proteger e detectar seus dados. O Azure ajuda a proteger seus dados incorporados com inteligência, controles e serviços que funcionam com identidade, dados, redes e aplicativos, oferecendo habilidade para detectar ameaças e se proteger contra elas.
3. Tenha uma intranet poderosa
O Microsoft SharePoint capacita sua organização a colaborar, compartilhar informação e usar aplicações para deixar seus funcionários mais produtivos e transformar o processo de negócios.
Você será capaz de montar abas para cada projeto, time ou departamento. Nessas abas, seus funcionários poderão compartilhar documentos, dados, fontes de pesquisa e notícias com segurança e eficiência.
O SharePoint também possui uma vasta pesquisa e maneiras inteligentes de descobrir informações e insights para orientar ações. Usando as listas e bibliotecas do SharePoint, como Microsoft Flow e PowerApps, você pode, facilmente, criar ricas experiências com formulários, fluxos de trabalho e personalização de aplicativos. Isso significa que você pode simplificar e transformar processos, ajudando a acelerar a produtividade. Quando você cria um documento na biblioteca do SharePoint, imediatamente consegue espaço para ele no Teams (e vice-versa), tornando a colaboração ainda mais fácil e rápida.
4. Tenha um ambiente de trabalho colaborativo
O Teams simplifica a maneira como comunicamos e colaboramos no trabalho. Ele funciona em todos os dispositivos e conta com um grupo de chat, reuniões e conferências online. Você pode manter o contato de forma muito mais fácil. E, para descontrair, tem funções que entretêm os usuários, como o envio de GIFs e a criação de canais pessoais. Personalize seu ambiente de trabalho com ferramentas que você e seu time usam diariamente. Adicione uma página do SharePoint ou biblioteca e aplicativos Microsoft até mesmo em seus dispositivos. Com o Office 365 integrado, é fácil colaborar, compartilhar documentos e editá-los.
5. Gerencie suas tarefas com o Planner
Manter-se atualizado sobre projetos pode parecer caótico quando seu time está espalhado pelo país. Felizmente, existe uma ferramenta online para ajudar nesse caso. Com o Microsoft Planner, você facilita a criação de novos planejamentos, organiza, atribui tarefas e compartilha documentos. Mas o melhor de tudo é que ele torna as tarefas visíveis e transparentes. Você consegue ter uma compreensão melhor sobre as tarefas de seus funcionários: pode ver o estágio em que o projeto está e quem está no comando de completá-lo. Você ainda consegue ver os números de tarefas em que cada um está. Isso facilita a melhoria das cargas de trabalho e ajuda a garantir que sua equipe não se sinta estressada ou sobrecarregada.
6. Consiga tempo para se reunir com os colegas
Embora tenhamos todas as ferramentas à nossa disposição para nos comunicar e colaborar online, incluindo videochamadas, às vezes precisamos voltar à tradicionalidade. Organize reuniões presenciais uma vez ao ano, para que todos possam estar em contato pessoalmente. Use esse tempo para discutir o futuro da empresa e estratégias ou dar à equipe uma chance de construir e desenvolver habilidades.
Essas dicas ajudarão pequenas e médias empresas a capacitar sua força de trabalho remota. Usando o poder da tecnologia, você pode criar experiências transparentes entre dispositivos que incentivem a comunicação e a colaboração da equipe.
Times que trabalham bem juntos permanecem unidos e alcançam ótimos resultados. Essas ferramentas são para que você e sua equipe encontrem o caminho para o sucesso.
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(Texto: Adaptação/Microsoft)