Já existem diversas pesquisas e estudos que tentam identificar o que será comum após a pandemia do coronavírus (COVID-19). Abaixo, conheça as principais mudanças que estão acontecendo no mercado e o que devemos esperar do futuro. 

Apesar do triste impacto humano e econômico causados pela pandemia do coronavírus, a expectativa é que o aprendizado após o COVID-19, tenha o potencial de afetar positivamente a nossa sociedade. Como? 

Diversas tendências tiveram que se estabelecer e se intensificar na pandemia, como por exemplo: home office, aplicativos de soluções e produtos para dispositivos móveis, redes sociais e, principalmente, o uso da internet para diversos fins. Com a chegada do isolamento social, tivemos que buscar na tecnologia soluções para questões da nossa vida pessoal e profissional. Num curto período, aprendemos que é possível se comunicar, ser produtivo e tomar decisões virtualmente.  

No entanto, a pandemia não causou apenas impactos na forma que consumimos produtos e serviços, ocorreu também uma mudança de pensamento e comportamento: os consumidores estão esperando ações sociais das empresas. Neste cenário, entra fortemente em pauta os propósitos de uma marca, ou seja, qual é a razão pela qual a organização existe e a sua contribuição para a sociedade. Dessa maneira, os seus propósitos deverão ser traduzidos na missão, visão e valores, para conseguir se comunicar com essa nova dinâmica da sociedade. 

Como está o consumo das pessoas? 

Utilizamos os dados levantados num relatório feito pela Kantar para entender a atual situação dos consumidores em termos econômicos: 

Cerca de 46% dos entrevistados já tiveram ou acreditam que terão redução em sua renda mensal. Sendo que 29% acreditam que terão uma redução salarial de 41% a 50% do salário em breve e 27% dos que já tiveram uma redução, ela foi de pelo menos 50% no salário. 

58% dos participantes dizem ter alguma dívida antes da pandemia e a partir do cenário da crise, 56% terá que atrasar o pagamento de alguma dessas dívidas.  

69% dos participantes também reduziram os seus gastos. Sendo que 47% fizeram uma redução de gastos média e 28% uma redução ainda maior. 

Diante dos dados apresentados, a expectativa é que haja uma eventual recessão, sendo que alguns setores terão mais destaques que os outros, por exemplo: 

E qual é a expectativa para o futuro? 

O relatório realizado pela Kantar já destaca algumas mudanças de consumo que poderão ser tendências nos próximos meses. 

Qual será o caminho do consumo?

Segundo o relatório realizado pela Bain & Company, a retomada do consumo após a crise do coronavírus terá comportamentos distintos em diferentes setores da economia:

Quais são as oportunidades que surgiram após a pandemia?

A expectativa é que após essa crise cresça o consumo consciente, já que consumidor está mais informado e com senso de responsabilidade social forte. Além disso, a transparência, valores de marca, sustentabilidade e diversidade serão premissas cada vez mais valorizados.

Conheça as oportunidades:

O ano de 2020 tem se mostrado muito desafiador. No entanto, o aprendizado que os momentos de crise proporcionam, estimula a mudança, pois faz com que as pessoas questionem velhos hábitos e como nós, cidadãos, podemos contribuir para o bom funcionamento da sociedade. 
 
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